No final dos anos 80 iniciei as minhas investigações na área da história, ainda que de forma muito rudimentar e, por residir fora de Lisboa, unicamente com os instrumentos de pesquisa disponíveis longe dos grandes arquivos nacionais, embora o Arquivo Municipal de Elvas e a sua Biblioteca Municipal sejam detentores de um espólio bibliográfico e documental de grande importância.

Em 1989 publiquei o meu primeiro trabalho, uma breve monografia histórica que leva por título Barbacena 1273-1934, sem grande valor científico, que potenciou o gosto pela investigação histórica e, em certa medida, pela genealogia e pela heráldica.



Portalegre
Decretamentos_de_Serviços_533
Decretamentos_de_Serviços_216

Estando em Lisboa desde 1991, isso permitiu-me o fácil acesso e bibliotecas e arquivos, que passei a frequentar sempre que as investigações a isso me obrigaram, e neles passei a dominar com bastante à vontade e desembaraço os núcleos mais importantes para os estudos que me interessa desenvolver e aprofundar: a genealogia, a heráldica e a história militar.

Ao longo dos últimos anos dediquei-me ao estudo de alguns fundos documentais existentes no Arquivo Nacional/Torre do Tombo, que posteriormente publiquei através de sumários nos quais procurei exarar informações que fossem úteis a todos os que, querendo, não têm acesso facilitado à documentação. Nesses sumários procurei, sempre que possível, incluir nomes, naturalidades, cargos e ofícios, datas e outros dados que reputei de importantes


Tenho publicado até ao momento 2 volumes com Cartas de Brasão de Armas anteriores ao terramoto de 1755, 1 volume com As Ordenanças e Milícias de Portugal, 4 volumes com as Habilitações nas Ordens Militares (Cristo, Avis e Santiago), 2 volumes com a Mordomia-Mor da Casa Real (1755-1910), o 1.º volume dos Decretamentos de Serviços (1688-1778)

Em 2001 publiquei, em co-autoria, um importante manuscrito genealógico do Séc. XVIII, corrigindo-o-, anotando-o e actualizando-o, do punho de Manuel da Costa Juzarte de Brito, intitulado Livro Genealógico das Famílias desta cidade de Portalegre, hoje incontornável para o conhecimento e compreensão das famílias nobres dessa cidade e de alguns concelhos do Alto Alentejo. Em 2015 voltei a publicar, igualmente em co-autoria, um extenso estudo que se arrastou durante mais de uma década, que leva por nome Sampaio e Melo, da Torre de Moncorvo a Marialva. Famílias dos concelhos de Mêda e Vila Nova de Foz Côa.

Mordomia-Mor_445

Nos últimos anos tenho, igualmente, preparado edições de estudos de outros investigadores, ajudando-os na publicação dos seus livros, pois em todos eles vi enorme qualidade, investigações apuradas que, em muitos casos, vieram preencher os vazios existentes nalgumas regiões. Recordo aqui Trancosanos. História & Genealogia (Séculos XVI a XIX), de Pedro Quadros Saldanha; A Casa da Torre das Pedras, de Alexandre Sousa Pinto; Os Guerreiro, da comarca de Ourique, de Luís Soveral Varella; Famílias de São João da Pesqueira – Sousa, Távora e Telo, de Albano Chaves, João Manuel Braz e Óscar Caeiro Pinto; Amaral, de Penedono. E outras Famílias da Beira Alta e Alto Douro, de João Manuel Braz e de Óscar Caeiro Pinto.

Em 2015 passei a integrar o Laboratório de Estudos Judaicos (Universidade de Lisboa), na qualidade de investigador convidado, onde coordenei a edição do livro Judeus da Guarda | e outros cristãos-novos das Beiras, de João Manuel Braz, apresentado em Maio de 2016, com o qual se iniciou a Colecção de Estudos Judaicos

‘Nuno Borrego, e digo-o apesar de ser grande amigo meu, sei que vai ficar na história da bibliografia portuguesa. Só o que publicou no domínio das fontes documentais portuguesas é mais e mais valioso do que a maioria do existente’

António de Sousa Lara, prefácio ao livro Sampaio e Melo, da Torre de Moncorvo a Marialva

Mostrar botões
Esconder botões