Nos dias 09 de janeiro de 2020, 15 de novembro de 2021 e 01 de março de 2022 a autora Perlya Roussel compartilhou com genealogistas do Brasil e da Europa, o resultado das suas pesquisas de mais de uma década referentes ao trabalho intitulado “A assinatura do Abraão do Jaguaribe“, escrito em dois tomos, contendo mais de 400 páginas, com impressão francesa e alemã.
A obra traz subsídios inéditos sobre esse grande patriarca do Vale do Jaguaribe, no Ceará e foi fruto de pesquisas presenciais em diferentes países ao longo desses últimos dez anos.
As assinaturas do licenciado Luciano Cardoso de Vargas infra serviram de alicerce para ilustrar a capa das últimas edições dos dois volumes. Neles, constam ainda diversas outras assinaturas.
Percebe-se que o sobrenome “Dias” (o patriarca tendo sido mencionado em algumas fontes bibliográficas como Luciano Dias Cardoso de Vargas) não consta na assinatura.
Observa-se que o prenome “Luciano” surge nos documentos da primeira metade do século XVIII com a letra “s” (Lusiano) ao invés de apresentar o “c” na grafia. Verifica-se o mesmo com o sobrenome Maciel na assinatura de uma das filhas. Diferentes períodos são retratados e constata-se documentalmente, por exemplo, que Luciano Cardoso de Vargas se encontrava enfermo no ano de 1740.
Além da abordagem histórico-genealógica, outros recursos, como a genealogia genética, foram utilizados para enriquecer o estudo e desvendar alguns enigmas. Graças a diferentes amostras coletadas a partir de descendentes da linha matrilinear de Maria Maciel de Carvalho, confirmou-se, por exemplo, que o haplogrupo mitocondrial desta última era K1a4a1. Outros aspectos sobre o Abraão do Jaguaribe foram elucidados com fontes documentais diversas apresentadas nos dois tomos.